
Este é o meu livro primeiro de contos. Antes de começar a escrevê-lo, tive pouquíssimas experiências escrevendo contos. Até então eu só tinha feito textos menores que posso classificá-los como crônicas mesmo. Mas resolvi me arriscar nesses textos mais longos, contando histórias concretas ao invés das minhas usuais abstrações e observações corriqueiras do dia a dia.
Tudo levou três anos. Eu me dediquei de corpo e alma a esse projeto. Foi uma experiência difícil, mas que me trouxe grande alegria quando eu percebia que um conto acabara de ficar pronto. Isso porque escrevi quarenta contos nesses três anos de trabalho e o livro só mostrou doze dessas histórias. Os que não entraram serviram como aprendizagem, mas sem qualidade para se publicar.
Essas doze histórias, contudo, são o meu melhor nesse intenso projeto. Não consigo distinguir uma delas como a mais forte ou superior às demais. Todas elas se identificam comigo e são histórias que estavam presas na minha imaginação para serem contadas um dia. Esse trabalho teve a participação do escritor Tom Correia que me orientou sobre tantos caminhos quando eu só via encruzilhadas.